Tanto o noivo como a noiva podem assumir o sobrenome do outro. Caso resolvam alterar seu nome, a recomendação é atualizar os documentos após casamento para não precisar andar com uma cópia da certidão de casamento. Vale lembrar que as certidões possuem prazo de validade de 180 dias e podem ser solicitadas novamente no cartório onde foi realizado o casamento.
Carteira de Identidade:
Para atualizar os documentos após casamento, a dica é começar pela carteira de identidade. Os requisitos necessários são:
- 1 foto 3×4 recente;
- Certidão de casamento original e cópia;
- CPF original e cópia;
- Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
- Pagamento da taxa para emissão de 2ª via.
CPF:
A atualização do CPF pode ser solicitada pelo titular nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou na própria Receita Federal. Documentos necessários:
- Certidão de casamento original e cópia;
- Carteira de identidade atualizada;
- Número de inscrição no CPF;
- Título de eleitor.
Carteira de Motorista:
Ao atualizar os documentos após casamento também é necessário modificar a carteira de motorista. A pessoa deve comparecer ao DETRAN, requerer a alteração do nome e pagar a taxa. Pode-se esperar o vencimento para iniciar o processo.
Carteira de Trabalho:
A mudança de nome em função do casamento não gera a necessidade de tirar a 2ª via do documento, basta ir ao Ministério do Trabalho com a carteira de trabalho em mãos e registrar esta alteração na própria carteira. Documentos necessários:
- Carteira de Identidade;
- Certidão de casamento original e cópia;
- Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
- RG original e cópia.
Título Eleitoral:
Basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral e solicitar a alteração do nome. Para isso, é preciso apresentar a certidão de casamento original e uma cópia para efetuar a alteração cadastral.
Passaporte:
Quando for atualizar os documentos após casamento lembre-se do passaporte. Não há segunda via ou renovação, mas sim a emissão de um novo. Basta entrar no site da Polícia Feral, preencher o formulário de requerimento, pagar a guia e agendar o atendimento, da mesma forma que foi realizado o requerimento do passaporte pela primeira vez. Documentos necessários:
- Carteira de identidade original e cópia;
- Certidão de casamento original e cópia;
- Título de eleitor e comprovantes da última eleição;
- Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União;
- Passaporte anterior válido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário